quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Fiat Linea T-jet







A Fiat tem tradição de largar na frente nos segmentos de entrada, mas patinar nos andares superiores. O sedã Marea e, mais antigamente, o Tempra não conseguiram nem de longe o desempenho que o Mille e a família Palio alcançam no mercado. No entanto, com o Linea, lançado em setembro, a Fiat pretende fazer uma corrida de recuperação. Com a expectativa de vendas na casa de 2 500 unidades por mês, ela quer encostar no primeiro pelotão do segmento, que tem a liderança disparada do Honda Civic, com a média de 5 152 unidades vendidas por mês neste ano. Toyota Corolla e Chevrolet Vectra disputam freada a freada para ver quem fica em segundo. O Corolla está na frente, com a média de 2 565 unidades mensais contra 2 502 unidades do Vectra.
Segundo a Fiat, o Linea é um de seus modelos mais submetidos a pesquisas, desde o desenvolvimento até o produto final. Assim que decidiu fazer o carro no Brasil, em 2005, a fábrica correu a estudar se o nome Linea seria bem recebido por aqui. Depois, analisou exaustivamente as preferências dos consumidores, enquanto dissecava os concorrentes para conhecer seus pontos fortes. Além da preparação do carro, porém, a Fiat tratou de afinar as equipes das concessionárias, que são peça fundamental na competição. Nesse segmento, não basta saber vender: é necessário atender bem o cliente durante todo o tempo em que ele for o proprietário do carro.
A Fiat sabe que não pode errar em sua estratégia, e, como é melhor pecar pelo excesso que pela omissão, criou uma estrutura de atendimento digna das marcas de luxo. Quem compra um Linea é automaticamente inscrito em um programa de relacionamento batizado de Clube L’Unico. No ato da compra, o motorista ganha um kit de boas-vindas do clube, composto de um DVD e um manual, explicando que o associado tem acesso a um canal de comunicação direto com a fábrica (por meio de um call-center exclusivo e da internet) e também conta com serviços personalizados, o que inclui convites para shows, exposições e peças de teatro.
Todo proprietário de Linea vai receber uma carta assinada pelo presidente da Fiat com felicitações pela aquisição e a indicação do nome e do telefone de um funcionário da fábrica. Ele será o consultor particular do cliente, para solucionar qualquer problema que eventualmente aconteça com o carro. Além desse profissional, porém, toda oficina autorizada terá um gerente de pós-venda dedicado ao Linea. Aliás, quando tiver de levar o carro até a oficina, o cliente só precisa telefonar para o pessoal do programa de assistência Confiat para conseguir um motorista que vai retirar e depois devolver o veículo, em casa ou no escritório. A mordomia dura enquanto o carro estiver na garantia, que é de três anos.
O T-Jet faz de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos

Para sonhar - O Linea chega em quatro versões: 1.9 16V, 1.9 16V Dualogic, 1.9 16V Absolute e T-Jet – com dois novos motores (1.4 e 1.9), dois tipos de câmbio (manual e manual robotizado) e três níveis de acabamento (básico, Absolute e TJet).
O Linea surpreende quem espera encontrar um sedã derivado do Punto. Ele mede 4,56 metros de comprimento e 1,73 metro de largura, enquanto o Punto tem respectivamente 4,04 e 1,69 metro. Segundo a Fiat, as únicas peças que os dois têm em comum são as portas dianteiras e o pára-brisa. Claro que a essa lista pode-se acrescentar outros componentes, como saídas de ventilação e sistemas como o de ar-condicionado. Mas eles são minoria.
O resto é tudo novo. Externamente, todas as versões do Linea são iguais. A diferenciação se dá pela identificação na traseira e pelo desenho das rodas. As versões básica e Dualogic têm rodas de aro 15; a Absolute tem rodas de aro 16 e a T-Jet, aro 17. Por dentro, a combinação de cores e materiais varia bastante. Na 1.9 16V e na 1.9 16V Dualogic, o painel e os bancos de veludo são cinza. Na Absolute, há duas opções de cor, cinza ou bege, e os bancos são revestidos de couro. E na T-Jet o painel é bicolor (preto na parte de cima e bege na de baixo), com os bancos de tecido microfibra bege.
A versão T-Jet tem rodas aro 17 de liga leve

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